sábado, 12 de maio de 2012


  RELATO REFLEXIVO  DE LEITURA E ESCRITA
O curso nos proporcionou muitas contribuições para o desenvolvimento do trabalho realizado com a leitura e escrita em minha disciplina na sala de aula. Atualmente ao trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula me preocupo como tipo de gênero que vou trabalhar com os alunos. O que lêem? Como Lêem? Por exemplo: artigos de opinião, crônicas, romances, classificados, reportagens jornalísticas, charge, romance, biografia, imagens, etc. De forma compartilhada, dirigida, seqüenciada, em voz alta, silenciosa, com continuidade do leitor, em roda de história, se realizam a leitura de fruição. Depois é feita a interpretação oral e escrito do texto trabalhado.
Aprendi também que é preciso saber fazer para que eles sintam prazer no momento da leitura: ler com entonação e emoção, respeitando as pontuações do texto, mudando o sentido do mesmo e que também apresentam timidez na leitura em voz alta. A partir destas dificuldades é necessária que o professor dê um enfoque maior a leitura em voz alta, dramatizando a história (leitura dramatizada), propondo seminários e debates. Quanto á pontuação, o professor deve propor momentos de reflexão dos erros encontrados nos textos fazendo a correção nas próprias produções juntamente com os alunos, intervindo de forma que eles percebam seus próprios erros.
O texto apresenta uma organização e estrutura próprias que definem o seu sentido, e este lhe permite ser objeto de comunicação entre dois sujeitos: autor e o leitor. O texto é um todo com significado e com o objetivo de comunicação. Quanto ao encaminhamento das ações: devemos contemplar as práticas de leitura, organização do espaço, expor no mural os trabalhos realizados pelos alunos, onde os mesmos possam expressar os seus sentimentos, desenvolver diversas atividades, despertando o desejo de aprender e contextualizar, as diferentes situações de aprendizagem realizar projetos interdisciplinares de leitura, etc.
Concluindo o professor deve ensinar os alunos que um mesmo tipo de texto pode ter vários gêneros. Se o tipo é organizado pelos seus elementos formais, o gênero é caracterizado pelo estilo do texto, pela sua função sociocomunicativa, ou seja, para o fim a que se destinam os vários gêneros sejam orais ou escritos podem trazer cenas descritivas, argumentativas e vice versa.

Tendo em vista o tema proposto, no contexto digital e compor o blog, posso afirmar que inicialmente achei muito difícil, pois nunca havia me preocupado e nem tive curiosidade de criar um blog, a minha aproximação com o uso das tecnologias se deu tardiamente, fiz um curso básico de informática e outros acessos, aprendi mexendo no computador e também pela necessidade de o professor estar sempre se atualizando, buscando novos saberes, que nos auxilie na transmissão das informações de formas inovadoras. O professor deve estar aberto às novidades e as condições de utilizar as novas tecnologias em benefício do educando, mostrando-lhe como é possível aprender mais e melhor através destes métodos e dos avanços tecnológicos.
Refletir utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação é um dos grandes desafios para elaboração de práticas do novo fazer pedagógico através do uso de hipertextos, ou seja, incorporar o uso dos recursos tecnológicos ao plano de ensino.
Enfim achei ótimo o curso nos oferecer esta oportunidade de compor a criação de blog, acessar e postar as mensagens no blog é a mesma coisa que fazemos nos e-mails, facebook, MSN, Orkut, o que parece muito difícil pode ser muito simples basta apenas fazer e insistir no objetivo. Vivemos a era da automação dos processos de informação e a tecnologia deixou de ser vista como um diferencial no processo de obtenção do conhecimento e passou a fazer parte desta transformação do cotidiano. A principal contribuição deste trabalho é apresentar novos caminhos para a sociedade contemporânea na educação formal e informal, no intuito de contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivos apta a exercer seu papel de cidadão no mundo.
O curso foi excelente, trouxe muitas contribuições significativas para o nosso trabalho em sala de aula, espero ter oportunidade de participar de outros cursos elaborados pela escola de formação, este é o terceiro curso que realizo e todos estão, muitos bons para a formação continuada dos docentes.
A organização, as imagens, os temas, os textos, os exercícios, os vídeos, os fóruns nos oferece uma gama de conhecimento e de enriquecimento para melhorar a cada dia a nossa forma de atuar em sala de aula, fazendo com que os nossos alunos apresentem bons resultados na aprendizagem. Parabenizo a atuação da nossa tutora Katty Rasga que nos ofereceu todo o suporte, intervenções e esclarecimento de dúvidas com muita presteza nos deixando mais seguros no decorrer do curso.

Nenhum comentário: