quinta-feira, 12 de abril de 2012

APRESENTAÇÃO DO BLOG

 Este blog faz parte do Programa de Formação  à Distância de Educadores "Leitura e Escrita em Contexto Digital", da Secretaria de Estado da Educação e destina-se à formaçao de Professores, Diretores de Escola e Supervisores de Ensino.

O curso objetiva possibilitar aos educadores em formação o conhecimento e a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, por meio do uso de diversas mídias interativas, discutindo usos na continuidade em sua própria formação cultural e prática educativa.

Convidamos todos os interessados na questão da leitura e da escrita, principalmente as relacionadas
à formação de leitores e produtores de texto no âmbito da escola, a participarem desse espaço e enriquecerem nossas discussões.
Somos um grupo:

ANTONIA CLARA JORGE DE MELLO
São Carlos-SP





Podem me chamar de Clara! Nasci em São Carlos - SP, em 25 de novembro, já faz algum tempo.... Sou Supervisora de Ensino e Professora Universitária. Gosto de ler e assistir a filmes. De música gosto também... MPB e Clássica. Acho que sou meio antiquada nesse ponto. O assunto do curso me interessa muito, pois sou formada em Letras e as questões relacionadas  à Leitura e Escrita sempre foram relevantes para mim. Como formadora de futuros professores procuro sensibilizar meus alunos para a importância de desenvolver as competências leitora e escritora como instrumento de aprendizagem e de interação social. Espero que esse espaço possibilite boas reflexões sobre o assunto. Saudações a todos os novos colegas!

DANIEL MARTINIANO DOS SANTOS  
Ferraz de Vasconcelos-SP
                  Sou Professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, atualmente estou lecionando na disciplina de Língua Inglesa,  leciono em Ferraz de Vasconcelos, Na Escola Eliane Ap. Dantas da Silva, estou realizando este curso para me aperfeiçoar e aprimorar meus conhecimentos em relação ao tema proposto. Sou casado, tenho dois filhos, recentemente conclui curso de Pedagogia. Gosto muito de ler e nas horas vagas gosto de passear com a minha família. 

MARIA APARECIDA DA SILVA 
Mauá-SP
                Completo 48 anos, tenho 1,67 de altura, cabelos e olhos castanhos claros, solteira, tenho uma filha com 10 anos que é a razão da minha vida e moro com meus pais. Iniciei minha carreira como professora de matemática no ano de 1987, mais completei 20 anos somente no ano passado, em alguns anos parei de lecionar para me dedicar aos serviços como radialista. Me efetivei no concurso de 2005 e atualmente meu cargo é na EE Profª Marta Teresinha Rosa, onde deste desde outubro do ano de 2004 estou como vice-diretora. O pouco tempo que tenho para o lazer gosto de passear com minha filha, e principalmete viajar, especialmente para cidades do interior na casa de parentes. Quando vou a praia, adoro ficar sentada olhando para o mar,  acho ser uma verdadeira terapia para nossa mente.


CÉLIA APARECIDA CENEDES PEREIRA
Osvaldo Cruz-SP


                       Olá, sou vice diretora em Inúbia Paulista e estou no magistério desde 1987. Amo o que faço e  quero cada vez ficar melhor, por isso encarei o desafio.

JUVERCINA DE CARVALHO PEREIRA LARANJEIRO
Guarulhos-SP

                 Sou Professora de História, morro em Guarulhos, da Diretora de Ensino Guarulhos Norte.
Amo a vida, sou casada tenho dois filhos que são maravilhosos, gosto de tudo um pouco, música, cinema, teatro, praia, clube. Mais sou apaionada pela minha profissão e adoro ler, procuro fazer dos sonhos os meus objetivos.
Me escrevi neste curso porque gosto de estar sempre me atualizando em busca de melhor aprendizado dos alunos, acabei de fazer o curso Curriculo e Prática Docente e os cursos da escola de formação estão muito bom.
A minha expectativa é aprender muito com o curso e os colegas de sala.

3 comentários:

Antonia Clara disse...

Tive muita sorte! Nasci em uma casa onde havia livros, muitos livros! E isso na década de 40, em que para comprá-los era preciso encomendar de representantes das editoras.
Meu pai era o provedor dessa riqueza. Adorava apresentar-me os volumes quando chegavam, destacando a beleza da encadernação ou a qualidade do papel. Mas quem me iniciou como leitora e leitora ávida foi Dona Delma, minha mãe.

Meu primeiro contato com a leitura foi mágico! Todas as noites ela sentava em minha cama com o Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e lia um pouco para mim. Eu era bem pequena e estava longe de saber ler, mas o livro era minha fonte de prazer diário. Eu vivia aquelas aventuras e me identificava com os personagens. A imaginação corria solta pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo! E o Reino das Águas Claras, então! O Doutor Caramujo e as pílulas falantes, o Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, a boneca Emília... todos fantásticos!

No melhor da história, lá vinha:_Amanhã continuamos!

A partir daí, a leitura passou a fazer parte da minha vida. E foram/são muitas! Romances, poesias, épicos, teatros, dramas e comédias... estudos... conhecimento... O texto escrito, com sua vocação formadora, teve/tem importante papel em minha constituição como pessoa, auxiliando-me a decifrar o mundo em minha volta.

Célia disse...

Boa NOite!! Antonia não estou conseguindo postar meu depoimento. Me ajude por favor!!!
Abraços

Equipe Ler Para Ficar Sabendo disse...

Olá, Clara, Daniel, Mª Aparecida Célia e Juvercina!! Boa Tarde a todos!! Sou Marluce, da equipe "Ler para Ficar Sabendo" e vim aqui, por conta da visita carinhosa de Clara ao nosso blog.

Pelo visto, o barco é o mesmo e andamos a flutuar em águas muito dizedoras de coisa boa para edificações. Esse contato, essa interação que acresce, que inspira e nos faz sentir tão bem, num espaço, aparentemente tão sem calor, nos deixa esperançosos, de uma formação mais humana, mais inclusiva, nesse contexto real, que tanto tenta falar do contrário.

Parabéns ao grupo pelo trabalho de construção à muitas mãos de toda a Boa Vontade!! Parabéns e muito obrigada pela abertura desta porta de inclusão.

Um Abraço Forte!
Marluce.