sexta-feira, 13 de abril de 2012

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS SOBRE NOSSO TEMA

 "Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário"

Segue link com a síntese do livro da Délia Lerner que tem sido fundamental para a compreensão da importância de se rever a função da escola no aprendizado da Leitura e Escrita, ferramentas imprescindíveis para a formação de nosos alunos, em especial nas séries iniciais da escola.

www.adidatica.com.br/arquivos/LERNER.doc

Nova contribuição:

Segue um texto fundamental para quem trabalha com Leitura e Escrita em sala de aula, ou para quem se interessa pelo assunto.

O texto é de Roxane Rojo "Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania"

http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf


Partilho postagem do blog "Leituras e Travessuras" que traz uma contribuição fantástica para nossas reflexões sobre o tema.

"Outras experiências de leitura e escrita
Uma contadora de história nigeriana conta seus primeiros contatos com leitura e escrita e, como passou a entender "o perigo de uma única história". Acredito que essa palestra tem muita relação com o Módulo 2 do curso. A clareza da fala e das ideias da autora me deixaram com muita vontade de conhecer seu trabalho. Espero que vocês também se empolguem."


Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 1
Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 2

Um comentário:

Patrícia disse...

Obrigada pelo compartilhamento, Antonia Clara, com certeza este texto é de grande valia para nós, educadores.