domingo, 29 de abril de 2012

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

EMPRESÁRIO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO É ENCONTRADO ASSASSINADO EM ALFAVILLE
 
O empresário Renato Luis Constantini, 66, foi encontrado morto na porta de sua residência na manhã de sábado, em condomínio de Alfaville.
Constantini, de origem italiana chegou no Brasil na década de 70, quando inaugurou sua indústria de fabricação de automóveis. Sua empresa era uma das grandes patrocinadoras das Corridas de Fórmula 1.
A empregada da família, Sra. Francisca Onório, como de costume, levantou-se às 06h00, foi ao banheiro, lavou o rosto e escovou os dentes, e quando trocava de roupa, ouviu o toque da campanhia. Apressou-se em se vestir, e caminhou rapidamente até a porta principal, e ao abri-la encontrou o Sr Constantini caído, apavorada olhou aos aredores e não percebeu a presença de mais nínguem, tocou no corpo que já não apresentava mais sinal de vida, ligou primeiramente para a portaria pedindo ajuda, e em seguida para a polícia, que ao chegar, constatou que o empresário já estava morto. O empresário apresentava marcas de facada no corpo,  e manchas de sangue foram encontradas dentro do seu veículo.
Para a polícia, o crime é um mistério, pois o empresário teria saído de casa, poucas horas antes de ter sido encontrado assassinado, com destino ao Guarujá, onde sua família o aguardava para o final de semana prolongado.
O delegado responsável pelo caso, não descarta a possibilidade de tentativa de sequestro, seguido de morte.
 
da redação
Cida Mendes
 

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Mulher  é encontrada morta
Morte misteriosa intriga a policia.

Uma mulher, de aproximadamente 35 anos, foi encontrada morta no bairro Vila Fátima localizado na cidade de Guarulhos. No depoimento, Dona Maria do Carmo, moradora...., relata que, manhã do dia 25/04, logo após de ter acordado foi ao banheiro. Quando de repente houve sua campanhia tocar. Ao abrir a porta vê o corpo da mulher estirado no chão. Ao tocá-la viu que estava fria e rígida, não reagindo a nada que ela fizesse para reanimá-la. Diante da situação, liga imediatamente para polícia informando - lhes sobre um possível homicídio. Rapidamente a polícia chega a sua residência para investigar o ocorrido. A morte da mulher ainda é um mistério. Não há testemunhas, nem informações sobre a morte. A causa da morte só irá ser diagnostica após a perícia que será feita pelo IML. Dona Maria do Carmo terá que prestar maiores esclarecimentos para a policia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estou vendo as notícias e estou adorando. Beijos e espero que gostem da minha

JORNALISTA É ENCONTRADO ASSASSINADO NA PORTA DE SUA CASA EM CONDOMINIO DE LUXO

O jornalista José Quirino, 57, foi morto na porta de sua residência na noite de Sexta Feira, no Condominio Ninho das Flores.
Quirino, como era conhecido, editava o jornal “Cidade em Alerta" --veículo impresso local de circulação diária-- e também dirigia o site de notícias falasefotos.com.br
Sua esposa, Márcia Maria, levantou-se do sofá, escovou seus dentes e se preparava pra dormir, quando ouviu a campainha tocar. Ao abrir a porta da entrada social encontrou Quirino, caído na soleira da porta, não constatando a presença de mais ninguém. Verificou que o corpo estava gelado. Levado para um hospital, o jornalista já havia falecido.
A polícia diz que não descarta "motivação política" no atentado, mas afirma que não havia registro de ameaças contra o jornalista.
A associação dos jornalistas pediu rápida investigação no caso.
O diretor-executivo da associação, Roberto Borges, disse que a entidade acompanhará o caso para saber se ele tem relação com a atividade profissional de Quirino.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo também lamentou o homicídio e cobrou das autoridades locais "agilidade nas investigações" para esclarecimento do assassinato.
Em nota, o sindicato informou que Quirino era "reconhecido pelos colegas como defensor da categoria" e sempre esteve "preocupado com questões ligadas ao exercício da profissão, como qualidade do trabalho jornalístico, segurança dos profissionais e condições de trabalho".
Em maio do ano passado, Quirino concedeu uma entrevista na qual mencionava os riscos que os jornalistas corriam ao atuar em uma região de fronteira. Parecia adivinhar o que estava por vir em sua vida.
Da Redação
Célia Aparecida Cenedes

terça-feira, 24 de abril de 2012

Navegando na Leitura

Homem morto, em frente à porta de uma residência

Caso intrigante de uma morte misteriosa para polícia.

                Nesta manhã de quarta-feira, foi encontrado, em frente à porta da residência do Sr. Daniel Martiniano dos Santos, que mora em Ferraz de Vasconcelos, um homem morto, cor branca, aproximadamente 50, ainda não identificado. A causa da morte é um caso intrigante e misteriosa para os policiais. O Sr. Daniel, relata que ao acordar de manhã, quando estava ao banheiro escovando os dentes e lavando seu rosto, ouviu a campainha tocar, abriu à porta de sua casa e viu um homem caído ao chão, estarrecido, constatou que não havia mais ninguém à porta, tocou no homem e sentiu que o corpo estava gelado e rígido. Logo, percebeu que se tratava de um homicídio, apavorado imediatamente ligou para a polícia, informando que em frente sua casa, havia um homem morto. A causa da morte é um caso intrigante para os policiais, pois não havia nenhum sinal de violência, apenas só o laudo do Instituto Médico legal, para divulgar a causa da morte. O Delegado de polícia está investigando o caso da morte do homem desconhecido, pois não há testemunhas. O Sr. Daniel alega ser inocente e prestará depoimentos a polícia.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O desejo de matar alguém
Caso inusitado intriga a policia militar
Ao acordar nesta madrugada em plena segunda - feira o Sr Paulo de Matos vive uma cena desesperadora, quando sua residência foi invadida por um adolescente de 15 anos, que acabou sendo apreendido pela policia Militar. Segundo relato do SR. Paulo de Matos estava ainda dormindo pela madrugada, quando abriu os olhos, consultou o relógio, levantou – se para ir ao banheiro, começou a lavrar o rosto, percebeu que havia algo de errado em sua residência, ouviu a campanhia tocar, abriu a porta e virando imediatamente e observou que seu filho estava caído no chão, correu o olhar em torno e constatou que não havia ninguém no corredor. Abaixou e tocou as mãos no corpo do filho e percebe que ele esta ensangüentado e necessita urgentemente de socorro. Corre pega o telefone e disca o numero da central de policia e pede socorro.   
Seu filho Rodrigo, foi atingido no pescoço e tórax. Sendo levado em estado grave para o pronto socorro do Hospital Geral, em Guarulhos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o jovem foi submetido a uma cirurgia. O estado de saúde dele é estável, mas ainda corre risco de morte.
O adolescente confessou o crime. Segundo a POLÍCIA MILITAR, ele não tinha nenhuma passagem pela polícia. Ainda de acordo com a polícia, a família do garoto entrou em choque ao saber da tentativa de homicídio. Conforme boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta de 4h30, quando o jovem teria aplicado repentinamente quatro facadas em Rodrigo Giovane Matos, 18 anos, por motivos ainda desconhecido. Para a polícia, o jovem disse que não tinha motivo para atingir o colega, apenas o “desejo” de matar um a pessoa.
O jovem foi encaminhado, na companhia dos pais, para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de ATO INFRACIONAL (Cia), na região Centro de Guarulhos, onde prestou depoimento ao delegado.
 

domingo, 22 de abril de 2012

Notícias do grupo

Este espaço destina-se à publicação das notícias elaboradas pelo grupo: notícia com base em sequência de ações fornecidas e dirigidas ao público A e B.



Mulher acorda com homem morto na porta

Caso inusitado intriga polícia criminal.


Homem, de aproximadamente 40 anos, ainda não identificado, foi encontrado morto, hoje, em frente à porta da casa da Professora A.C.J.M., 35 anos, que mora sozinha no Bairro Bela Vista, em São Caetano do Sul. A.C.J.M. relata que acordou às seis horas e, enquanto lavava o rosto e escovava os dentes, ouviu a campainha tocar. Abriu a porta da sala e não havia ninguém. Foi até a cozinha e viu que a porta que dá para o quintal estava aberta. Deparou-se com um homem caído de bruços, tocou-o com o pé e percebeu que estava gelado. Apavorada, fechou a porta e ligou para a polícia. A morte é um mistério. Não há sinais de violência e somente após o laudo pericial poderá ser esclarecida a causa mortis. A polícia está investigando, porém não há testemunhas e nenhum vizinho viu ou ouviu nada.  A professora afirma ser inocente e desconhecer a vítima. Mesmo assim, terá que prestar esclarecimentos à polícia.
Antonia Clara


Homem morto, em frente à porta de uma residência
Caso intrigante de uma morte misteriosa para polícia.

                Nesta manhã de quarta-feira, foi encontrado, em frente à porta da residência do Sr. Daniel Martiniano dos Santos, que mora em Ferraz de Vasconcelos, um homem morto, cor branca, aproximadamente 50, ainda não identificado. A causa da morte é um caso intrigante e misteriosa para os policiais. O Sr. Daniel, relata que ao acordar de manhã, quando estava ao banheiro escovando os dentes e lavando seu rosto, ouviu a campainha tocar, abriu à porta de sua casa e viu um homem caído ao chão, estarrecido, constatou que não havia mais ninguém à porta, tocou no homem e sentiu que o corpo estava gelado e rígido. Logo, percebeu que se tratava de um homicídio, apavorado imediatamente ligou para a polícia, informando que em frente sua casa, havia um homem morto. A causa da morte é um caso intrigante para os policiais, pois não havia nenhum sinal de violência, apenas só o laudo do Instituto Médico legal, para divulgar a causa da morte. O Delegado de polícia está investigando o caso da morte do homem desconhecido, pois não há testemunhas. O Sr. Daniel alega ser inocente e prestará depoimentos a polícia.
Daniel Martiniano




JORNALISTA É ENCONTRADO ASSASSINADO NA PORTA DE SUA CASA EM CONDOMINIO DE LUXO

O jornalista José Quirino, 57, foi morto na porta de sua residência na noite de Sexta Feira, no Condominio Ninho das Flores.
Quirino, como era conhecido, editava o jornal “Cidade em Alerta" --veículo impresso local de circulação diária-- e também dirigia o site de notícias falasefotos.com.br
Sua esposa, Márcia Maria, levantou-se do sofá, escovou seus dentes e se preparava pra dormir, quando ouviu a campainha tocar. Ao abrir a porta da entrada social encontrou Quirino, caído na soleira da porta, não constatando a presença de mais ninguém. Verificou que o corpo estava gelado. Levado para um hospital, o jornalista já havia falecido.
A polícia diz que não descarta "motivação política" no atentado, mas afirma que não havia registro de ameaças contra o jornalista.
A associação dos jornalistas pediu rápida investigação no caso.
O diretor-executivo da associação, Roberto Borges, disse que a entidade acompanhará o caso para saber se ele tem relação com a atividade profissional de Quirino.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo também lamentou o homicídio e cobrou das autoridades locais "agilidade nas investigações" para esclarecimento do assassinato.
Em nota, o sindicato informou que Quirino era "reconhecido pelos colegas como defensor da categoria" e sempre esteve "preocupado com questões ligadas ao exercício da profissão, como qualidade do trabalho jornalístico, segurança dos profissionais e condições de trabalho".
Em maio do ano passado, Quirino concedeu uma entrevista na qual mencionava os riscos que os jornalistas corriam ao atuar em uma região de fronteira. Parecia adivinhar o que estava por vir em sua vida.
Da Redação
Célia Aparecida Cenedes



Mulher  é encontrada morta
Morte misteriosa intriga a policia.

Uma mulher negra de aproximadamente 35 anos foi encontrada morta no bairro Vila Fátima localizado, na cidade de Guarulhos. No depoimento, Dona Maria do Carmo relata que manhã do dia 25/04, logo após de ter acordado foi ao banheiro lavar o rosto e escova os dentes. Quando derrepente houve sua campanhia tocar, ao abrir a porta vê o corpo da mulher estirado no chão, e ao toca-la viu que estava fria e rígida, não reagindo a nada que ela fizesse para reanima-la. Diante da situação, liga imediatamente para policia informando lhe sobre um possível homicídio. Rapidamente a policia chega a sua residência para investigar o ocorrido. A morte da mulher ainda é um mistério não desvendado, pois não há testemunhas, nem informações sobre a morte. A causa da morte só ira ser diagnostica após a pericia que será feita pelo IML. Dona Maria do Carmo terá que prestar esclarecimentos para a policia.
Juvercina Laranjeira


EMPRESÁRIO DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO É ENCONTRADO ASSASSINADO EM ALFAVILLE
O empresário Renato Luis Constantini, 66, foi encontrado morto na porta de sua residência na manhã de sábado, em condomínio de Alfaville.
Constantini, de origem italiana chegou no Brasil na década de 70, quando inaugurou sua indústria de fabricação de automóveis. Sua empresa era uma das grandes patrocinadoras das Corridas de Fórmula 1.
A empregada da família, Sra. Francisca Onório, como de costume, levantou-se às 06h00, foi ao banheiro, lavou o rosto e escovou os dentes, e quando trocava de roupa, ouviu o toque da campanhia. Apressou-se em se vestir, e caminhou rapidamente até a porta principal, e ao abri-la encontrou o Sr Constantini caído, apavorada olhou aos aredores e não percebeu a presença de mais nínguem, tocou no corpo que já não apresentava mais sinal de vida, ligou primeiramente para a portaria pedindo ajuda, e em seguida para a polícia, que ao chegar, constatou que o empresário já estava morto. O empresário apresentava marcas de facada no corpo, e manchas de sangue foram encontradas dentro do seu veículo.
Para a polícia, o crime é um mistério, pois o empresário teria saído de casa, poucas horas antes de ter sido encontrado assassinado, com destino ao Guarujá, onde sua família o aguardava para o final de semana prolongado.
O delegado responsável pelo caso, não descarta a possibilidade de tentativa de sequestro, seguido de morte.
 da redação
Cida Mendes

terça-feira, 17 de abril de 2012

Navegando na Leitura:Depoimento sobre o meu primeiro contato com a leitura

“A ilha perdida”

Ao ler os depoimentos de várias pessoas sobre o primeiro contato com a leitura, vimos o quanto às pessoas tem o hábito e o interesse de lê algo que lhe dão prazer. No entanto, sabemos que a leitura e a escrita é fundamental para o nosso aprendizado. E ao falarmos sobre o primeiro contato com a leitura, isto me fez lembrar quando eu estava na 1ª série, pois não sabia ler muito bem e fiquei de recuperação no final do ano por não saber lê corretamente e para passar de série, teria que saber escrever e ler bem sem gaguejar e pausadamente, pois eu tinha muita dificuldade com a leitura e foi aí que eu comecei a despertar o interesse pela leitura e ter o prazer de ler. Também me recordo do meu primeiro contato com o livro paradidático que eu gostei muito na 4ª série, da Série Vagalume que tem por título “A ilha perdida” de Maria José Dupré, da Editora Ática, pois tínhamos que lê e fazer um resumo e responder um questionário do livro. A história foi fascinante que me chamou a atenção e cada capítulo que eu lia me aguçava mais a vontade e o prazer de ler para ver o final da história. E foi assim que comecei a ter gosto pela leitura.
Livro Série Vagalume

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Que bom que você conseguiu entrar!
Adorei sua mensagem!
Parabéns!!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Aquele que tem por vício a leitura, droga alucinógena das mais leves, acabará cada vez mais dependente dela. E o pior, passará para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crítica, o leitor, agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios de que, assim como Deus, é criador de Universos inteiros.

Jefferson Luiz Maleski

Navegando na Leitura: Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

Navegando na Leitura: Esta é a grande viagem!!

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta. A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor aprenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo. Quando citamos a necessidade do conhecimento prévio de mundo para a compreensão da leitura, podemos inferir o caráter subjetivo que essa atividade assume. Conforme afirma Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. A partir daí, podemos começar a refletir sobre o relacionamento leitor-texto. Já dissemos que ler é, acima de tudo, compreender. Para que isso aconteça, além dos já referidos processamento cognitivo da leitura e conhecimentos prévios necessários a ela, é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Ele precisa manter um posicionamento crítico sobre o que lê, não apenas passivo. Quando atende a essa necessidade, o leitor se projeta no texto, levando para dentro dele toda sua vivência pessoal, com suas emoções, expectativas, seus preconceitos etc. É por isso que consegue ser tocado pela leitura. Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha: [...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia. Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão. E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas. Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem. Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, "o verbo ler não suporta o imperativo". Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se. Professora Maria Carolina

domingo, 15 de abril de 2012

Esta é a grande viagem!!

Olá pessoal!

Uma  viagem que não acaba nunca.....

" Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

de  JOSÉ SARAMAGO

NAVEGANDO NA LEITURA: Inspiração na sala de aula
Simplesmente sensacional
Obrigado pela iniciativa de oferecer a oportunidade de realizar o curso de leitura e escrita tornando a vida do professor mais dinâmica, proporcionando uma troca de experiência muito rica entre os cursistas, e bem mais interessante, para o trabalho realizado na sala de aula com os nossos alunos.
NAVEGANDO NA LEITURA: FIQUE POR DENTRO DA BIBLIOTECA
OS GUARDIÕES DOS LIVROS
“Hoje, existem 39 cursos de BIBLIOTECONOMIA nos país, formando profissionais para atuar não só na organização, análise e tratamento de livros, mas também com publicação e informação de qualquer natureza, incluindo a digital”.
RHBN – REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL – Ano 6, nº70, de Julho de 2011.

sábado, 14 de abril de 2012

NAVEGANDO NA LEITURA: LER É UMA VIAGEM

 Colegas se tiverem oportunidade leiam o LIVRO DE CRISTINA CAIRO - A linguagem do Corpo.

 “Uma linguagem MILENAR para compreender a SAÚDE E A FORMA DO CORPO. Aprenda a ouvi-lo o seu próprio corpo para uma vida saudável. Um excelente livro de auto - ajuda para compreender como FUNCIONA o nosso CORPO e como podemos controlar as NOSSAS EMOÇÕES".
EDITORA MERCURYO LTDA.

NAVEGANDO NA POESIA

Navegar é preciso... viver não é preciso...
Um pouco de poesia para temperar nosso blog



Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Fernando Pessoa


AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Fernando Pessoa

sexta-feira, 13 de abril de 2012

NAVEGANDO NA LEITURA: UM UNIVERSO SEM FIM
Aprender de diversas formas, usando a criatividade os QUADRINHOS na história, por exemplo: MÔNICA, O GAROTO AMARELO, HOMEM – ARANHA, SUPER HOMEM, ETC. A MARVEL INFITE COMICS – Os primeiros gibis digitais que aposta na recuperação dos leitores: REVISTAS desenvolvidas para tela eletrônica dos tablets.
“O futuro depende da reação da aceitação dos fãs. As possibilidades são infinitas”
 REVISTA ÉPOCA, 9 DE ABRIL DE 2012
NAVEGANDO NA LEITURA : LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
“È essencial para que os alunos possam aprender a fazer leitura de mundo na sociedade planetária. Descobrindo “liberdade” para ousar e adquirir conhecimentos e informações que ultrapassam limites”

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS SOBRE NOSSO TEMA

 "Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário"

Segue link com a síntese do livro da Délia Lerner que tem sido fundamental para a compreensão da importância de se rever a função da escola no aprendizado da Leitura e Escrita, ferramentas imprescindíveis para a formação de nosos alunos, em especial nas séries iniciais da escola.

www.adidatica.com.br/arquivos/LERNER.doc

Nova contribuição:

Segue um texto fundamental para quem trabalha com Leitura e Escrita em sala de aula, ou para quem se interessa pelo assunto.

O texto é de Roxane Rojo "Letramento e Capacidades de Leitura para a Cidadania"

http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf


Partilho postagem do blog "Leituras e Travessuras" que traz uma contribuição fantástica para nossas reflexões sobre o tema.

"Outras experiências de leitura e escrita
Uma contadora de história nigeriana conta seus primeiros contatos com leitura e escrita e, como passou a entender "o perigo de uma única história". Acredito que essa palestra tem muita relação com o Módulo 2 do curso. A clareza da fala e das ideias da autora me deixaram com muita vontade de conhecer seu trabalho. Espero que vocês também se empolguem."


Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 1
Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 2

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Memórias de Leitura

Este espaço destina-se à publicação das memórias de leitura dos integrantes do grupo




Antonia Clara

      Tive muita sorte! Nasci em uma casa onde havia livros, muitos livros! E isso na década de 40, em que para comprá-los era preciso encomendar de representantes das editoras.
      Meu pai era o provedor dessa riqueza. Adorava apresentar-me os volumes quando chegavam, destacando a beleza da encadernação ou a qualidade do papel. Mas quem me iniciou como leitora e leitora ávida foi Dona Delma, minha mãe.

      Meu primeiro contato com a leitura foi mágico! Todas as noites ela sentava em minha cama com o Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e lia um pouco para mim. Eu era bem pequena e estava longe de saber ler, mas o livro era minha fonte de prazer diário. Eu vivia aquelas aventuras e me identificava com os personagens. A imaginação corria solta pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo! E o Reino das Águas Claras, então! O Doutor Caramujo e as pílulas falantes, o Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, a boneca  Emília...  todos fantásticos!

     No melhor da história, lá vinha:
     _Amanhã continuamos!

     A partir daí, a leitura passou a fazer parte da minha vida. E foram/são muitas! Romances, poesias, épicos, teatros, dramas e comédias... estudos... conhecimento... O texto escrito, com sua vocação formadora, teve/tem importante papel em minha constituição como pessoa, auxiliando-me a decifrar o mundo em minha volta.  


Daniel Martiniano

“A ilha perdida”
Livro Série Vagalume
 Ao ler os depoimentos de várias pessoas sobre o primeiro contato com a leitura, vimos o quanto às pessoas tem o hábito e o interesse de lê algo que lhe dão prazer. No entanto, sabemos que a leitura e a escrita é fundamental para o nosso aprendizado. E ao falarmos sobre o primeiro contato com a leitura, isto me fez lembrar quando eu estava na 1ª série, pois não sabia ler muito bem e fiquei de recuperação no final do ano por não saber lê corretamente e para passar de série, teria que saber escrever e ler bem sem gaguejar e pausadamente, pois eu tinha muita dificuldade com a leitura e foi aí que eu comecei a despertar o interesse pela leitura e ter o prazer de ler. Também me recordo do meu primeiro contato com o livro paradidático que eu gostei muito na 4ª série, da Série Vagalume que tem por título “A ilha perdida” de Maria José Dupré, da Editora Ática, pois tínhamos que lê e fazer um resumo e responder um questionário do livro. A história foi fascinante que me chamou a atenção e cada capítulo que eu lia me aguçava mais a vontade e o prazer de ler para ver o final da história. E foi assim que comecei a ter gosto pela leitura.
Livro Série Vagalume


Cristiane

Navegando na Leitura: MEMÓRIAS DE LEITURA
A leitura me fascina. Adoro ler. A leitura é uma transmutação de vida. Através dela nos tornamos melhor.
A leitura parecer ser um outro corpo do meu ser, do meu eu.
      Tive muita sorte! Nasci...: MEMÓRIAS DE LEITURA       Tive muita sorte! Nasci em uma casa onde havia livros, muitos livros! E isso na década de 40, em que para compr...


Cida Mendes

Lembro-me que até entrar na escola, era meu pai que no pouco tempo que tinha, costumava ler estórias para mim e meus irmão, porém  o contato com a escrita e a leitura estão em minha lembranças somente com sete anos de idade, quando começei a estudar em um grupo escolar da vila onde morrava,  foi quando conheci a famosa cartilha "Caminho Suave". Foi através desta cartilha que comecei a conhecer o mundo da escrita e da leitura, e me sentia muito orgulhosa ao chegar em casa e mostrar para meus irmão mais novos e minha mãe o que havia aprendido, pois ela não pode estudar e não tinha como auxiliar os filhos nos estudos. Como filha mais velha, meu papel foi de  sempre ajudar os meus irmãos com os estudos e um dos primeiros livros que lembro de ter lido e gostado muito foi o "Pequeno Príncípe", livro que indiquei anos mais tarde para minha sobrinha, prima e minha filha.


Célia

O mundo da leitura
O mundo da leitura nos permite viajar para caminhos distantes. Nos faz crescer e sonhar ao mesmo tempo. Vejo que  muitos  livros  nos levam ao universo mágico e outros simplemente nos remetem ao mundo real. Isso nos permite crescimento. Quando sento com meus filhos para leituras diversas, vejo que os torno verdadeiros leitores.Poder participar deste curso também está sendo muito. Abraços a todos deste blog.




APRESENTAÇÃO DO BLOG

 Este blog faz parte do Programa de Formação  à Distância de Educadores "Leitura e Escrita em Contexto Digital", da Secretaria de Estado da Educação e destina-se à formaçao de Professores, Diretores de Escola e Supervisores de Ensino.

O curso objetiva possibilitar aos educadores em formação o conhecimento e a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, por meio do uso de diversas mídias interativas, discutindo usos na continuidade em sua própria formação cultural e prática educativa.

Convidamos todos os interessados na questão da leitura e da escrita, principalmente as relacionadas
à formação de leitores e produtores de texto no âmbito da escola, a participarem desse espaço e enriquecerem nossas discussões.
Somos um grupo:

ANTONIA CLARA JORGE DE MELLO
São Carlos-SP





Podem me chamar de Clara! Nasci em São Carlos - SP, em 25 de novembro, já faz algum tempo.... Sou Supervisora de Ensino e Professora Universitária. Gosto de ler e assistir a filmes. De música gosto também... MPB e Clássica. Acho que sou meio antiquada nesse ponto. O assunto do curso me interessa muito, pois sou formada em Letras e as questões relacionadas  à Leitura e Escrita sempre foram relevantes para mim. Como formadora de futuros professores procuro sensibilizar meus alunos para a importância de desenvolver as competências leitora e escritora como instrumento de aprendizagem e de interação social. Espero que esse espaço possibilite boas reflexões sobre o assunto. Saudações a todos os novos colegas!

DANIEL MARTINIANO DOS SANTOS  
Ferraz de Vasconcelos-SP
                  Sou Professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, atualmente estou lecionando na disciplina de Língua Inglesa,  leciono em Ferraz de Vasconcelos, Na Escola Eliane Ap. Dantas da Silva, estou realizando este curso para me aperfeiçoar e aprimorar meus conhecimentos em relação ao tema proposto. Sou casado, tenho dois filhos, recentemente conclui curso de Pedagogia. Gosto muito de ler e nas horas vagas gosto de passear com a minha família. 

MARIA APARECIDA DA SILVA 
Mauá-SP
                Completo 48 anos, tenho 1,67 de altura, cabelos e olhos castanhos claros, solteira, tenho uma filha com 10 anos que é a razão da minha vida e moro com meus pais. Iniciei minha carreira como professora de matemática no ano de 1987, mais completei 20 anos somente no ano passado, em alguns anos parei de lecionar para me dedicar aos serviços como radialista. Me efetivei no concurso de 2005 e atualmente meu cargo é na EE Profª Marta Teresinha Rosa, onde deste desde outubro do ano de 2004 estou como vice-diretora. O pouco tempo que tenho para o lazer gosto de passear com minha filha, e principalmete viajar, especialmente para cidades do interior na casa de parentes. Quando vou a praia, adoro ficar sentada olhando para o mar,  acho ser uma verdadeira terapia para nossa mente.


CÉLIA APARECIDA CENEDES PEREIRA
Osvaldo Cruz-SP


                       Olá, sou vice diretora em Inúbia Paulista e estou no magistério desde 1987. Amo o que faço e  quero cada vez ficar melhor, por isso encarei o desafio.

JUVERCINA DE CARVALHO PEREIRA LARANJEIRO
Guarulhos-SP

                 Sou Professora de História, morro em Guarulhos, da Diretora de Ensino Guarulhos Norte.
Amo a vida, sou casada tenho dois filhos que são maravilhosos, gosto de tudo um pouco, música, cinema, teatro, praia, clube. Mais sou apaionada pela minha profissão e adoro ler, procuro fazer dos sonhos os meus objetivos.
Me escrevi neste curso porque gosto de estar sempre me atualizando em busca de melhor aprendizado dos alunos, acabei de fazer o curso Curriculo e Prática Docente e os cursos da escola de formação estão muito bom.
A minha expectativa é aprender muito com o curso e os colegas de sala.